domingo, 14 de julho de 2013

Mecônio

Olá meninas !!!!
Bom, as vezes eu uso textos prontos tirados de blogs de amigas doulas, médicas etc.....mas tem bastante termos que a maioria pode não saber o que é, então nesse eu vou falar sobre ao assunto ao invés de só pegar o texto e por aqui....assim tmb posso ir escrevendo coisinhas no meio rsrsrsrrss

Só por si a palavra Mecônio já assusta a maioria das gravidinhas né? e até quem não é gravida tem medo de ouvir isso da boca de um médico um dia, ou se não já ouviu coisas horríveis a respeito disso, pois bem então vamos entender sobre o dito mecônio?]

MECÔNIO é aquele cocozinho verdinho que os bebês fazem nos primeiros dias de vida, e as vezes ainda dentro da barriga da mamãe.

Porque o bebê faz o mecônio dentro da barriga?
Existem dois motivos para isso acontecer:

1 - MATURIDADE FETAL : quer dizer que os intestinos estão funcionando bem , o que é um bom sinal

2- SOFRIMENTO FETAL : quando o feto está recebendo pouco oxigênio, aumenta a contratilidade dos intestinos e relaxam-se os esfíncteres (como quando estamos em uma situação de estresse).

Em um bebê que está bem oxigenado, que elimina mecônio apenas pq está maduro, sua presença não traz problema nenhum.

COMO ASSIM? Mas fulana foi no médico e ele disse que tinha que fazer uma cesárea de emergência pq se não o bebê vai morrer pq ia aspirar cocô!!!!!!!

Gente, pra quem não sabe o bebê tmb faz xixi dentro da barriga, sim XIXI, e é o xixi uma das principais fontes de produção do liquido aminiótico ( mais tarde vai ter um post só sobre ele ), então quando a quantidade de líquido está bom, quando mais liquido tiver mais esse cocozinho se dilui no liquido, quando ocorre isso é chamado de " tinto do mecônio ou mecônio fluido" .Evidências ultra-sonográficas sugerem que o feto pode evacuar algumas vezes dentro do útero e, ao nascimento, encontrar-se líquido CLARO.

 Bebês saudáveis, podem até aspirar mecônio mas os mecanismos pulmonares normais entram em ação para eliminar esse mecônio.

A coisa muda de aspecto quando liquido aminiótico esta diminuído, pois dessa forma ele não vai se diluir por completo, é nesse caso que temos o chamado " mecônio espesso "

A preocupação nesse caso é com o motivo pelo qual o mecônio está espesso, porque o líquido amniótico pode estar diminuído fisiologicamente no final da gravidez e nas gestações pós-termo (que ultrapassam 42 semanas) ou por insuficiência placentária, reduzindo o fluxo sanguíneo para os rins fetais.

O risco de aspiração do mecônio e desenvolvimento de um quadro de pneumonite grave (Síndrome de Aspiração Meconial) é a maior preocupação nesses casos de mecônio espesso.


 Concluímos, portanto, que o fundamental é distinguir se o bebê se encontra ou não em sofrimento. A ausculta dos batimentos cardíacos fetais (BCF) continua sendo a forma não-invasiva mais eficiente de se monitorizar o bem-estar fetal, podendo ser realizada de forma intermitente (com o sonar Doppler) ou contínua (pela cardiotocografia). Uma boa ausculta fetal durante o trabalho de parto é tranquilizadora. Se há alteração dos batimentos e a freqüência cardíaca fetal assume um padrão “não-tranquilizador”, está indicada a antecipação do parto, que pode ser por cesariana ou, se o evento ocorre no período expulsivo, através de fórceps ou vácuo-extração.


Então só pq o médico do ultrassom disse que existe mecônio, não quer dizer que vc vai entrar para o bisturi, isso só terá necessidade se for constado que o bebê está em sofrimento fetal, caso contrario se os batimentos estiverem tranquilizadores, e só acompanhar o desenrolar dos dias, um bom acompanhamento é essencial......
Mas a maioria dos GO ( Ginecologistas obstetras) que são cesaristas, adoram meter um terror nas mães desinformadas, sobre o mecônio, mesmo quando os batimentos estão tranquilizadores, apenas para "agilizar" as coisas.....


Fique de olho e estude !!!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário