quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

O que o Ultrassom pode ver?



Olá Gurias, hoje o papo é com as futuras mães, ou aquelas que estão pensando em repetir a dose. Vamos falar sobre as ultrassonografias do pré-natal. Para as que são novas por aqui, lá no seupediatra.com tem bastante coisa que poderá te ajudar nessa nova fase da vida. Clique aqui para curtir a FanPage e não perca as novidades.

Quando falamos em exames ou medicações durante a gestação a primeira coisa de devemos pensar é na segurança do bebê. E nesse quesito a ultrassonografia é ótima porque não tem risco nem para a mãe nem para o bebê.

Acho que toda mulher tem essa ideia bem clara, mas alguns pais ficam na dúvida e sempre perguntam: “Não faz mal para o bebê fazer tanto ultrassom?”
A ultrassonografia usa um som, “um barulhinho” que não é audível para os humanos, não tem radiação, por isso não prejudica o bebê. Pelo efeito de ECO, esse barulhinho volta para o aparelho que vê a imagem.




Qual a Importância da Ultrassonografia no pré-natal?
É recomendado fazer pelo menos 3 ultrassonografias na gestação. E vamos ver aqui o que cada uma vai nos dizer.
  
A primeira ultrassonografia é feita logo no início da gestação, no primeiro trimestre, quando descobrimos que estamos grávida.
Ele é tão pequeno ainda, dá pra ver alguma coisa? Pra quê serve?

Dá pra ver muita coisa. Mas o básico que esse ultrassom quer ver é:
* Se tem um bebê ali. Se, realmente, é só 1 ou se são gêmeos (imagina a surpresa que era quando não tinha ultrassom).
* se ele está no lugar certo (que é o útero). E se está tudo bem com o útero.
* qual a idade dele. O primeiro ultrassom é o que determina com mais precisão a idade gestacional.
Se você descobre que está grávida bem início, o médico pode optar por fazer esse ultrassom por via transvaginal, porque é muito início e o bebê ainda está formando. Entre 4 e 5 semanas de gestação dá pra ver o saco gestacional (que será a casa do bebê lá dentro), mas entre 5 e 6 semanas, já dá pra ver novo morador lá dentro, e é possível ver até o coraçãozinho dele batendo entre 6-7 semanas.

Se você demora um pouquinho para descobrir que está grávida, o que é comum, esse ultrassom será feito ao redor de 11-13 semanas. Pode fazer pela barriga mesmo, o bebê estará maiorzinho, e verá além de tudo o que falei acima, a Translucência Nucal (medida de uma dobra na nuca do bebê e vê o osso nasal), que diz se existe risco de algumas malformações genética, como a Síndrome de Down.
Não dá pra ter certeza do sexo do bebê, mas o médico pode dar uma “pista”.


A ultrassonografia do 2º trimestre, entre 20-24 semanas, é o famoso Ultrassom Morfológico, o mais detalhado. O que estão procurando no seu bebê?
Primeiro veremos se ele cresceu bem, vai medir o bebê, ver se a placenta e a quantidade de líquido está boa e o sexo do bebê. O principal é ver se o bebê está se formando direito, o coração, o cérebro, o intestino, se está tudo dentro do esperado. Se o médico suspeita de alguma alteração ele pode pedir uma Ultrassonografia mais específica, como o EcoCardiograma Fetal, para ver melhor o coração, por exemplo, ou ultrassom 3D para ver outras áreas. Hoje em dia, isso é superimportante, porque existem algumas alterações que podem ser operadas ainda dentro da barriga da mãe, e outras que quando feita o diagnóstico, os médicos podem atuar assim que o bebê nasce e evitar mais complicações.

O 3º Exame de Ultrassom poderá ser entre 32 de 36 semanas, e provavelmente será última. Depende do pedido do médico e se existe ou não riscos na gestação. É pra ver se o bebê continua bem, se está crescendo e se não tem nada atrapalhando ele. Vê também o estado da placenta, que vai mudando, a quantidade do líquido, e o cordão umbilical. Pode ver também a posição do bebê, se ele já está “espiando a fechadura” para sair.
No mínimo duas ultrassonagrafias você irá fazer. E a Morfológica é a principal, porque pode ajudar a fazer diagnósticos que poderão ajudar a evitar complicações e sequelas no bebê.

Fonte: http://www.maedeguri.com.br/2014/12/ultrassom-pode-ver.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário